Verificação Geométrica

 

Agradecemos o seu interesse em nosso programa de Verificação Geométrica, parte do nosso sistema de Manutenção Produtiva Total Okuma, um programa criado para ajudar nossos clientes a obter o máximo rendimento, precisão e disponibilidade da máquina, reduzindo custos e problemas com paradas não programadas.

A Verificação Geométrica em uma máquina ferramenta pode evitar defeitos dimensionais e de acabamento em suas peças além de identificar eventuais problemas com a máquina antes que eles sejam percebidos. Nesta verificação podemos detectar problemas de nivelamento, alinhamento, desgaste nos fusos de esferas recirculantes, desgaste nos mancais dos fusos, folga nas réguas de ajuste dos barramentos e desgaste nos barramentos. Alguns erros de geometria podem ser corrigidos em minutos, desde que se saiba onde estão e quais são, não importando se sua máquina é nova ou usada. A Verificação Geométrica pode ser realizada como parte de uma manutenção preventiva ou de forma independente.

Entre outros equipamentos utilizamos o “ballbar” e o “laser” para analisar a situação geométrica atual de sua máquina, comparar com os dados de fábrica e realizar ajustes para que a performance e precisão de sua máquina Okuma se mantenha por muitos anos. As verificações são realizadas de forma estática e dinâmica.

O “ballbar” especificamente testa como os eixos estão sincronizados e como eles interpolam um em relação ao outro. Os resultados obtidos nos auxiliam nos ajustes de réguas cônicas, na identificação de folgas mecânicas e nos alertam sobre eventuais problemas com a parte de controle eletrônica do movimento. O “laser” nos ajuda na medição do posicionamento, repetibilidade e folga do sistema dos fusos de esferas recirculantes, em alguns casos podemos realizar ajustes eletrônicos nos parâmetros de compensação da máquina e resolver o problema.

Entre em contato com suporte@okuma.com.br ou ligue para 11 3049-5600 para que possamos definir a melhor alternativa para a sua empresa.