Otimização de Processos

 

O Programa de Otimização de Processos é parte do sistema de Manutenção Produtiva Total Okuma, um programa criado para ajudar nossos clientes a obter o máximo rendimento, precisão e disponibilidade da máquina, reduzindo custos e problemas com paradas não programadas.

O Programa de Otimização de Processos se inicia com uma entrevista para entendermos as particularidades de cada aplicação e quais são os principais problemas enfrentados. Em seguida um técnico de aplicações da Okuma vai acompanhar a máquina e observar oportunidades de redução de tempos mortos, redução do tempo de set-up, otimização do processo considerando melhorias na fixação da peça, ferramental de corte, interface da ferramenta de corte com a máquina, refrigeração, dados de corte, etc. Durante o processo de análise um relatório é criado, em seguida propomos um plano de melhoria e montamos um cronograma de implementação respeitando os procedimentos e particularidades de cada cliente.

Case de Centro de Usinagem

  Case de Torno CNC

As máquinas Okuma são equipadas com o poderoso comando numérico OSP, um comando que possui diversas ferramentas que podem ser utilizadas para reduzir os tempos improdutivos e melhorar a produtividade. Entre outras ferramentas de redução de tempos mortos destacamos as seguintes:

• Comando para ignorar a resposta de rotação durante movimentos de avanço rápido.
• Comando para preparar a troca de ferramenta durante o movimento de afastamento de ferramenta.
• Controle de posicionamento preciso e redução do tempo de ciclos fixos.
• Ativa /desativa comando de parada de rotação em ciclos fixos.
• Redução do tempo para ciclos de rosqueamento.
• Posicionamento da torre e dos eixos rotativos pelo caminho mais curto.
• Função de gerenciamento de vida de ferramenta e utilização de ferramentas gêmeas.