Automação

 

Se estiver considerando automatizar suas operações de usinagem CNC, mas está preocupado com o custo real, com o retorno sobre investimento e com o impacto em suas operações gerais de fabricação, este guia poderá ajudá-lo a tomar uma decisão mais acertada. Focaremos nas vantagens da automação baseada em robôs de forma geral, sem considerar máquinas-ferramentas, robôs específicos ou outros acessórios.

Já projetamos, construímos, instalamos e treinamos usuários em muitos sistemas de automação auxiliados por robôs. Em geral melhoramos a produtividade de suas fábricas desde pequenas tarefas automatizando a produção de peças em uma única máquina-ferramenta CNC ou em células com várias máquinas flexibilizando a produção para um atender um “mix” de peças e volumes.


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO POR ROBÔS

Independentemente do tamanho ou da complexidade dos sistemas de automação, os usuários usufruem de resultados que são praticamente os mesmos:

• Melhoram a utilização da máquina-ferramenta
Eliminando os tempos de espera desperdiçados, ciclos perdidos e permitindo um rendimento de usinagem mais consistente. Muitos fabricantes não levam em conta que a automação pode aumentar a taxa de utilização do fuso (spindle utilization time), ou seja, disponibilizar mais tempo para a remoção de cavacos. Com a automação é possível atingir índices de eficiência superiores a 90% trabalhando 24/7.

• Reduzem o custo por peça
Possibilitando operação sem acompanhamento e eliminando atividades que demandam muita mão de obra, como carregamento e descarregamento de peças, manipulação excessiva das peças e inspeção.

• Reduzem despesas gerais
Aumentando a produtividade da máquina CNC e amortizando a mão de obra qualificada por um número maior de peças. Aumentando a produtividade da mão de obra direta por hora-homem e metro quadrado do espaço da fábrica.

• Permitem a flexibilidade da produção
Possibilitando que as máquinas-ferramentas produzam diversas famílias de peças usando as modernas tecnologias disponíveis e técnicas de programação eficientes combinadas com sistemas de setup rápido.

• Aumentam o potencial de rendimento
Produzindo mais peças em menos tempo, liberando assim tempo de máquina para produção adicional e incremental de peças. Com um sistema automatizado é possível aumentar o número de horas trabalhadas sem o custo adicional de horas extras para os operadores.

• Aprimoram a qualidade das peças
Por meio de manipulação consistente das peças, controle dimensional e ajuste automático da máquina e eliminação de erro humano.

Baixe aqui o Guia completo de Automação Robótica Okuma